Diante do atual cenário econômico nacional e também da vigente legislação trabalhista, muitas são as dificuldades que a classe empresária vem enfrentando. Como se não bastasse tais dificuldades, a sobrecarga tributária conferida às empresas também tornou-se algo devastador no meio empresarial.
Assim, se faz necessário uma grande organização nas rotinas e procedimentos adotados para contratação e pagamento de colaboradores, cálculos de folha de pagamento, orientações quanto a utilização de EPIs, correto tratamento no direcionamento de tarefas, acompanhamento de rotinas de pessoal e elaboração de documentos, etc.
Como forma de preencher estas lacunas, que não podem ser atribuídas somente ao escritório de contabilidade, a Advocacia preventiva vem tendo importante papel na orientação e correção de procedimentos, pois desde que inicia-se este trabalho, busca-se anular passivos na seara trabalhista, trazendo reflexos positivos no futuro com eventuais demandas trabalhistas.
Importante frisar que trata-se de um trabalho diário, semanal e mensal de adequação de rotinas e procedimentos, visando anular e prevenir problemas futuros, o que de fato passa a refletir de forma considerável no bol$o do gestor.
João Cláudio Corrêa
Advogado – OAB/SC 40.899
(47) 9928-1885